Amor ou ilusão? Saiba Reconhecer e Valorizar Seu Valor

Este texto: Amor ou ilusão? alerta mulheres sobre relacionamentos tóxicos, destacando a importância de se valorizar, reconhecer sinais de abuso emocional e priorizar o amor-próprio acima de tudo

REFLEXÕES

Flavia Pires

9/12/20242 min read

Quando você conhece alguém novo, é importante observar bem essa pessoa. Preste atenção em como ela trata os vizinhos, os garçons, a família, e, claro, como ela te trata. Vejo muitas mulheres aceitando muito pouco, aceitando o mínimo, e sempre digo: por que aceitar tão pouco? Que medo é esse de ficar sozinha?

A sociedade, especialmente por causa do patriarcado, coloca esse medo dentro de nós. Nos faz acreditar que, se uma mulher não casar logo e tiver filhos, ela não vale nada. Nesse desespero de encontrar um parceiro para o tão sonhado casamento ou relacionamento, muitas acabam aceitando homens que fazem joguinhos, que são narcisistas, que se acham livres para tudo enquanto nós, mulheres, somos limitadas. Homens que abusam emocionalmente têm sérios problemas de autoestima, além de, muitas vezes, carregar traumas familiares. Eles vão tentar te manipular com palavras, dizendo o quanto você é especial, única, para que você não os abandone.

Com o tempo, você vai se envolvendo cada vez mais, até chegar a um ponto em que sente que não consegue mais sair. Você ultrapassou seus próprios limites – limites que, talvez, você ainda nem conheça. Esses homens te colocam em um pedestal, dizem palavras lindas, te fazem sentir nas nuvens. Mas basta você fazer algo que eles não gostem para te derrubar desse pedestal, te deixando arrasada, sem você entender o porquê.

O que você não percebe é que, em nenhum momento, você se pergunta: "Eu me permito ficar aqui? Eu mereço isso?"

Olhe ao redor, veja quantas mulheres sofrem ou até perdem suas vidas por conta da violência doméstica. Muitos homens acreditam que são nossos donos, que têm o direito de controlar nossas vidas. Por isso, sempre digo: quando estiver conhecendo alguém, observe tudo. Mas, acima de tudo, se coloque em primeiro lugar.

Muitas mulheres dizem: "Mas eu amo ele, mesmo brigando o tempo todo." Isso não é amor. Amor é leve, tranquilo, e, às vezes, até monótono. O que você está vivendo é um relacionamento tóxico, se passa mais tempo triste do que feliz, algo está errado. Pare e reflita.

Se ame o suficiente para não aceitar menos do que o respeito, a paz e o carinho que você merece.

Não procure alguém que cuide de você pois você pode ficar dependente emocionalmente dessa pessoa, procure alguém que esteja JUNTO com você, que te acolha, que entenda seus sonhos, que não desdenhe do que você está sentindo, que nao faça joguinhos e principalmente: que não tenha medo de conversar. - Não tenha pressa, cuide de você, se fortaleça.

Sabia que o Tarot ele pode te ajudar no resgate desse amor próprio? Ele resgata a sua potência, te trazendo de volta para a realidade, te mostrando os seus limites, mostrando a sua força.Não tenha medo de se resgatar, eu estou aqui para te ajudar nessa busca linda de autoconhecimento. Clique aqui e veja qual é a melhor leitura para você.

obs: Eu sei que, para muitas, não é tão simples assim. Sei que quando se tem filhos a situação é ainda mais complicada. Por isso, neste texto, estou focando nas mulheres que estão conhecendo seus parceiros. Quando o relacionamento já se tornou um casamento, muitas outras questões entram em jogo além de apenas colocar limites. Mas, mesmo assim, nunca se deixe de lado. Nunca perca a esperança.

Sei que pode ser difícil falar com profissionais por vergonha ou medo, mas saiba que estou aqui, como Taróloga e Terapeuta Holística, para te ajudar a reencontrar sua força, sem julgamentos. Não se sinta sozinha.